segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Projeto Maria da Penha vai as escolas

Aos 22 dias do mês de julho de 2014, nas dependências da Escola Estadual Doutor Pedro Dias dos Reis, deu-se inicio ao projeto “Maria da Penha Vai as Escolas”. O mesmo tem por objetivo, fazer uma reflexão crítica com os alunos acerca da violência e das várias atrocidades cometidas contra a mulher, à criança e enfim, a todo ser humano em questão.
            Neste sentido, destacamos aqui, o papel da filosofia abordando dentro da temática, o foco existencialismo em questão. O que é o homem? O que é ser? Porque agimos desta e não daquela maneira? Porque nos silenciamos quando deveríamos falar? Tais interrogações fazem parte de nossa guinada existencial. Porém, não são levadas muito a sério por grande parte da população, que pouco se importam em descobrir o que são por trás das entrelinhas. Simplesmente querem ser, mesmo sem ter noção nenhuma do Ser que as compõe.
Tal atitude infelizmente tem colaborado muito para expandir essa visão mesquinha e individualista que paira na sociedade brasileira. Atravancamos olhar fixo ao nosso próprio umbigo e nos esquecemos que a vida não se resume simplesmente nisso. Existe algo muito maior em jogo que é a descoberta de si mesmo em prol da solidariedade, do trabalho em conjunto e do respeito mútuo. Pois, somente sabemos de nossa existência porque estamos em coletividade, em família, em grupos, em “panelinhas”... Sem os outros olhares a nossa volta, talvez o brilho de nosso olhar se apagassem em meio ao vão da escuridão e do silêncio pungente que ecoa em nossa alma. 
Estamos fartos de tantas notícias bombásticas que assolam a vida e a dignidade humana. Não é preciso ir muito longe para constatar o mar de violência que vem se expandindo pelo mundo, basta um simples clik no controle da televisão e logo começa a jorrar um “mar de sangue”.  E o mais preocupante e assustador é a inversão de valores que vem acompanhando tais catástrofes. Encaramos uma noticia de tal cunho com tanta naturalidade que parece fazer parte da essência humana.
Em meio a tanta correria e preocupações do dia a dia como citado acima: “fixamos o olhar em nosso próprio umbigo” e deixamos que a vida siga seu “percurso natural”, pois mais uma vez “não temos nada com isso, foi apenas mais um, amanhã outros serão”.... Assim, no intuito de fazer uma reflexão acirrada a cerca da temática descrita ao longo deste texto, o educador Weliton Benedito da Costa, responsável por lecionar a disciplina de filosofia nesta Instituição, orientou e desenvolveu juntamente com os estudantes do Ensino Médio, um estudo aprofundado sobre a Lei Maria da Penha (Lei 11.340 de 7 de agosto de 2006) no dia 22 de julho de 2014 e no dia 29 de julho de 2014 realizou-se  um debate sobre a questão. Como complementação do assunto já expresso no segundo parágrafo do texto desenvolveu-se o tema existencialismo em questão; no desígnio de provocar os alunos a um pensamento aprofundado sobre a nossa existência e sobre a realidade gritante que na maioria das vezes está impregnada no âmago de nosso ser, como uma jóia bruta na espera de ser lapidada.










Um comentário:

  1. Roseliza R. de Oliveira Elias5 de agosto de 2014 às 13:56

    Educação para conscientização:Projeto Maria da Penha vai às escolas.Parabéns,equipe!

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário!