segunda-feira, 1 de setembro de 2014

TÍTULO: PIPAS, UM NOVO CAMINHO PARA VOAR.

AUTOR: Deive Alencar Teixeira

INTRODUÇÃO
O PROJETO PIPAS, UM NOVO CAMINHO PARA VOAR, realizado na Escola Estadual Dr. Pedro Dias dos Reis, localizada Avenida José Cambraia, 266, surgiu da necessidade de um trabalho que agregasse conhecimentos de forma agradável, dinâmica e contextualizada com a realidade dos alunos do PROETI (Projeto Educação de Tempo Integral), que tem como metodologia a interdisciplinaridade e a ludicidade.
Segundo Almeida (1995, p.11), “A educação lúdica é inerente na criança e aparece sempre como uma forma transacional em direção a algum conhecimento.”
O mês de agosto é propício para empinar pipas, devido à frequência dos ventos e a ausência de chuvas. Nesta época a falta dos alunos do PROETI é motivada pela brincadeira de empinar pipas nas ruas dos bairros onde moram, sem os devidos cuidados e segundo relatos, fazendo uso de cerol. Era preciso, então repensar a prática docente, de modo a atraí-los para as aulas, usando a pipa como nossa aliada.
Comum nas brincadeiras das crianças e adolescentes da região ultrapassa  os limites do lúdico e serve-nos de instrumento de ensino/aprendizagem de vários conceitos da Matemática, da Ciências, da História, das Artes, da Geografia. Desta forma, além da frequência escolar, da prevenção de acidentes com os alunos, buscamos com este trabalho uma aprendizagem mais prazerosa, prática, ativa, criativa, de acordo com as diretrizes curriculares da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais e Projeto Político Pedagógico.

DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA
As estratégias e recursos didáticos, aqui apresentados, buscaram desenvolver as habilidades e competências contempladas nos Conteúdos Básicos Curriculares (CBC).
·      21/07/2014- História, Língua Portuguesa e Ciências: Início do projeto com leitura e interpretação de textos: HISTÓRIA DAS PIPAS e CIÊNCIAS, DESCOBERTAS E PESQUISAS.
·      22/07/2014- Geografia e Ciências (Roda de Conversa): debate sobre experiências vividas pelos alunos com a pipa e também sobre os nomes que são dados a ela em diversas regiões do nosso país - Arraia (Bahia), pipa (Rio de Janeiro), papagaio e pipa (São Paulo), pandorga (Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina), quadrado, tapioca, balde (Nordeste e Maranhão) - as condições necessárias para empiná-las, como se explica o vento, como as pipas se mantém no ar, o que acontece quando a linha arrebenta etc.
·      23/07/2014- Ciências e Língua Portuguesa- Filme e debate sobre os cuidados devem ser observados ao soltar pipa: CEMIG ALERTA PARA O PERIGO DAS PIPAS E O USO DO CEROL.
·      24/07/2014- Artes: Pesquisa no laboratório de informática como fazer diversos tipos de pipas. Em seguida, na sala de aula, cada aluno desenhou sua pipa num cartaz usando cores diferentes. 
·      25/07/2014- Aula sobre os materiais de confecção das pipas (bambu, papel, linha, cola).
·      28/07 /2014- Matemática: Aula prática onde mostramos como deve ser trabalhado o bambu até virar uma vareta. Os alunos escolhem o tamanho e o modelo da pipa e quantas varetas serão utilizadas. Se duas será um papagaio e se forem três, uma pipa. Estudo das formas e medidas.
·      29/07/2014 – Matemática: Nesta aula foram trabalhadas as medidas da rabiola feita com sacos plásticos, distância de cada fita e também o tamanho desejado por cada aluno (metro e centímetro).
·       30/07/2014- Aula prática: montagem da armação ou esqueleto das pipas com linha e bambu. Os alunos seguindo o passo a passo junto com o professor realizam a montagem da armação.
·      31/07/2014- Geometria: Foi feita a colagem da armação com a folha de seda. Em pequenos grupos, os alunos criaram seus próprios desenhos utilizando várias formas geométricas como triângulos quadrados e retângulos, ou seja, usaram a criatividade.
·      01/08 /2014-Montagem final: Nesta etapa, a turma uniu as duas partes: cabeça e rabiola, finalizando o trabalho de grupo.
·       04/08/2014: Planejamento e soltura das pipas: Na sala de aula fizemos o planejamento do local onde poderíamos soltar as pipas com segurança, sem riscos da rede elétrica. Em seguida a turma foi levada a um loteamento vago no Bairro Jardim, próximo à escola, colocando em práticas os conhecimentos adquiridos e noções de pontos cardeais.
·       05/08/2014- Roda de conversa: debate sobre as atividades do dia anterior.
- Como estava o tempo enquanto você soltava a pipa? O que pode impedir ou dificultará subida da pipa? Quais os cuidados necessários ao soltar pipas?
·      06/082014: Torneio de pipas: Neste torneio cada aluno apresentou seu trabalho e o desempenho da sua pipa.  Além dos alunos, houve participação de outros professores da escola e da comunidade.

REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO APRESENTADO E CONSIDERAÇÕES
PIPAS, UM NOVO CAMINHO PARA VOAR, permitiu que uma brincadeira comum entre as crianças e adolescentes, se transformasse em trabalho pedagógico, tornando mais leve e produtivo a tarefa de ensinar e aprender.
Este projeto ensinou-nos que a “pedagogia da Alegria” pode ser a solução para os problemas de desinteresse de crianças e jovens pela aprendizagem formal.
A ludicidade aliada à interdisciplinaridade, contemplados neste projeto, oportunizou aos alunos do PROETI, compreenderem conceitos comuns a várias disciplinas de acordo com o que estabelece os PCN’s (1998) “A organização de conteúdos em torno de projetos, como forma de desenvolver atividades de ensino/aprendizagem, favorece a compreensão da multiplicidade de aspectos que compõem a realidade, uma vez que permite a articulação de diversos campos de conhecimento.”

O resultado positivo pôde ser constatado pelo interesse e participação nas atividades propostas, na expressão de alegria estampada no rosto de cada aluno e na qualidade dos trabalhos desenvolvidos.

Montagem da armação ou esqueleto das pipas com o professor

Alunos criando seu próprio desenho utilizando formas geométricas

 Trabalhando as medidas da rabiola confeccionada com sacos plásticos

Escolha do desenho e tamanho da pipa

 Os alunos com suas pipas prontas

Saída da escola para empinar suas pipas

Chegada ao novo loteamento 

Desenvolvimento do campeonato

2 comentários:

Obrigado pelo comentário!