AUTOR: Deive Alencar Teixeira
INTRODUÇÃO
O
PROJETO PIPAS, UM NOVO CAMINHO PARA VOAR, realizado na Escola
Estadual Dr. Pedro Dias dos Reis, localizada Avenida José Cambraia, 266, surgiu
da necessidade de um trabalho que agregasse conhecimentos de forma agradável,
dinâmica e contextualizada com a realidade dos alunos do PROETI (Projeto Educação
de Tempo Integral), que tem como metodologia a interdisciplinaridade e a
ludicidade.
Segundo Almeida (1995,
p.11), “A educação lúdica é inerente na criança e aparece sempre como uma forma
transacional em direção a algum conhecimento.”
O
mês de agosto é propício para empinar pipas, devido à frequência dos ventos e a
ausência de chuvas. Nesta época a falta dos alunos do PROETI é motivada pela
brincadeira de empinar pipas nas ruas dos bairros onde moram, sem os devidos
cuidados e segundo relatos, fazendo uso de cerol. Era preciso, então repensar a
prática docente, de modo a atraí-los para as aulas, usando a pipa como nossa
aliada.
Comum nas brincadeiras das
crianças e adolescentes da região ultrapassa os limites do lúdico e serve-nos de
instrumento de ensino/aprendizagem de vários conceitos da Matemática, da Ciências,
da História, das Artes, da Geografia. Desta forma, além da frequência escolar,
da prevenção de acidentes com os alunos, buscamos com este trabalho uma aprendizagem
mais prazerosa, prática, ativa, criativa, de acordo com as diretrizes
curriculares da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais e Projeto
Político Pedagógico.
DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA
As
estratégias e recursos didáticos, aqui apresentados, buscaram desenvolver as habilidades
e competências contempladas nos Conteúdos Básicos Curriculares (CBC).
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21/07/2014-
História, Língua Portuguesa e Ciências: Início do projeto com
leitura e interpretação de textos: HISTÓRIA
DAS PIPAS e CIÊNCIAS, DESCOBERTAS E PESQUISAS.
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22/07/2014-
Geografia e Ciências (Roda de Conversa): debate sobre experiências
vividas pelos alunos com a pipa e também sobre os nomes que são dados a ela em
diversas regiões do nosso país - Arraia (Bahia),
pipa (Rio de Janeiro), papagaio e pipa (São Paulo), pandorga (Paraná, Rio
Grande do Sul e Santa Catarina), quadrado, tapioca, balde (Nordeste e Maranhão)
- as condições necessárias para empiná-las, como se explica o vento,
como as pipas se mantém no ar, o que acontece quando a linha arrebenta etc.
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23/07/2014-
Ciências e Língua Portuguesa- Filme e debate sobre
os cuidados devem ser observados ao soltar pipa: CEMIG ALERTA PARA O PERIGO DAS PIPAS E O USO DO CEROL.
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24/07/2014-
Artes: Pesquisa no laboratório de informática como fazer
diversos tipos de pipas. Em seguida, na sala de aula, cada aluno desenhou sua
pipa num cartaz usando cores diferentes.
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25/07/2014-
Aula sobre os materiais de confecção das pipas (bambu, papel, linha, cola).
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28/07
/2014- Matemática:
Aula prática onde mostramos como deve ser trabalhado o bambu até virar uma
vareta. Os alunos escolhem o tamanho e o modelo da pipa e quantas varetas serão
utilizadas. Se duas será um papagaio e se forem três, uma pipa. Estudo das
formas e medidas.
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29/07/2014
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Matemática: Nesta aula foram
trabalhadas as medidas da rabiola feita com sacos plásticos, distância de cada
fita e também o tamanho desejado por cada aluno (metro e centímetro).
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30/07/2014- Aula prática: montagem da armação ou
esqueleto das pipas com linha e bambu. Os alunos seguindo o passo a passo junto
com o professor realizam a montagem da armação.
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31/07/2014-
Geometria: Foi feita a colagem da armação com a folha de
seda. Em pequenos grupos, os alunos criaram seus próprios desenhos utilizando
várias formas geométricas como triângulos quadrados e retângulos, ou seja, usaram
a criatividade.
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01/08
/2014-Montagem final: Nesta etapa, a
turma uniu as duas partes: cabeça e rabiola, finalizando o trabalho de grupo.
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04/08/2014: Planejamento e soltura das pipas: Na sala de aula fizemos o
planejamento do local onde poderíamos soltar as pipas com segurança, sem riscos
da rede elétrica. Em seguida a turma foi levada a um loteamento vago no Bairro
Jardim, próximo à escola, colocando em práticas os conhecimentos adquiridos e
noções de pontos cardeais.
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05/08/2014- Roda de conversa: debate sobre as atividades do dia anterior.
- Como estava o
tempo enquanto você soltava a pipa? O que pode impedir ou dificultará subida da
pipa? Quais os cuidados necessários ao soltar pipas?
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06/082014:
Torneio de pipas: Neste torneio cada
aluno apresentou seu trabalho e o desempenho da sua pipa. Além dos alunos, houve participação de outros
professores da escola e da comunidade.
REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO
APRESENTADO E CONSIDERAÇÕES
PIPAS, UM NOVO CAMINHO
PARA VOAR, permitiu que uma brincadeira comum entre as crianças e adolescentes,
se transformasse em trabalho pedagógico, tornando mais leve e produtivo a
tarefa de ensinar e aprender.
Este projeto
ensinou-nos que a “pedagogia da Alegria” pode ser a solução para os problemas
de desinteresse de crianças e jovens pela aprendizagem formal.
A ludicidade aliada à
interdisciplinaridade, contemplados neste projeto, oportunizou aos alunos do
PROETI, compreenderem conceitos comuns a várias disciplinas de acordo com o que
estabelece os PCN’s (1998) “A organização de conteúdos em torno de projetos,
como forma de desenvolver atividades de ensino/aprendizagem, favorece a
compreensão da multiplicidade de aspectos que compõem a realidade, uma vez que
permite a articulação de diversos campos de conhecimento.”
O resultado positivo
pôde ser constatado pelo interesse e participação nas atividades propostas, na
expressão de alegria estampada no rosto de cada aluno e na qualidade dos trabalhos
desenvolvidos.
Montagem da armação ou esqueleto das
pipas com o professor
Alunos
criando seu próprio desenho utilizando formas geométricas
Trabalhando as medidas da rabiola
confeccionada com sacos plásticos
Escolha
do desenho e tamanho da pipa
Os alunos com suas pipas prontas
Saída
da escola para empinar suas pipas
Chegada ao novo loteamento
Desenvolvimento
do campeonato
Projeto nota10! Parabéns!
ResponderExcluirParabéns, excelente projeto.
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