Coordenação: Roseliza, Lívia, Eula e Inês.
Objetivos:
- Conhecer, valorizar e divulgar as diversas culturas.
- Identificar as danças, músicas, comidas, crenças e roupas tradicionais de cada país.
- Conhecer a história das copas.
- Identificar cada país e os dias que jogam.
Formulação
dos problemas:
- Onde será realizada a Copa do Mundo
- O que podemos observar nos grupos
- Quais são as comidas e danças típicas dos países participantes?
- Você conhece algum desses países?
Duração do projeto: 09/05/14 à 11/06/14
Português,
Comunicação Aplicada, Tecnologia de Informação: Eliane, Antúlio, Cíntia,
Iris, Adila, Sílvia, Elisângela e Vicente.
- O Hino Nacional;
- A letra do hino enfatizando as palavras que os estudantes mais erram;
- Pesquisa no dicionário do significado das palavras mais difíceis;
- Paródias e Músicas da copa;
- Músicas de copas anteriores, músicas que abordam o tema futebol, bem como jingles antigos e recentes com o tema futebol;
- Texto: Jogo de bola (Cecília Meireles) – Entendimento e ilustração;
- Atividades de escrita e leitura como cruzadinhas, caça palavras, curiosidades, trava-línguas, etc.
Matemática:
Leila, Maria Martins, Paula, Marfisa, Luciane, Lucila, Waldete e Danilo.
- Quantas vezes o Brasil foi campeão? Significado da palavra Penta (bem como tetra, tri, bicampeão);
- Significado dos termos: oitava de final, quartas de final, semifinal e final;
- Quantidade de jogadores num jogo de futebol;
- Os reservas da seleção (função);
- Agenda da copa;
- O comércio que envolve a Copa (bandeiras, camisetas, apoio, etc...);
- Liga pontos
História
e Geografia: Edir, Carmen, Patrícia, Bruna, Ilcimara, Imaculada e Geisa.
- História das Copas;
- Localização no mapa da sede da Copa;
- Curiosidades sobre as vidas das pessoas do país onde ocorre a Copa (usos e costumes);
- A Bandeira Brasileira;
- Falar que todos os países têm o seu Hino Nacional;
- Mãos de obra temporária que surgem em razão da copa;
- Respeito às demais seleções;
- Reforçar o espírito patriótico;
Ciências
e Biologia: Denise, André, Thiago e Alzir.
- A saúde, alimentação, pratica de esportes o condicionamento físico, saúde mental o repouso;
- Meio ambiente: poluição sonora e visual, lixo;
- O exame antidoping: Campanha antidrogas (na história das copas, essa foi a única que até o momento todos os exames antidoping obteve resultados negativos);
- O fumo e álcool: são incompatíveis com a prática de esportes;
- Os valores nutricionais de alguns alimentos;
- Dicas para uma dieta bem equilibrada para as crianças;
- Montar com as crianças um cardápio;
- Cuidados com os fogos e balões.
Inglês:
Rosângela Ap. Joana e Irís.
- Análise de bons modelos: Selecione guias de viagem impressos e online em inglês e peça que a turma faça o mesmo. Explore suas características. Questione os itens que não podem falar.
- Leitura em inglês: Divida a turma em equipes e distribua para cada uma, textos expositivos em inglês, retirando de bons guias. Depois, cada grupo deve apresentar suas descobertas para a sala (diálogos).
- Produção em inglês: O primeiro texto a ser escrito será coletivo. Como escriba, ajude a turma a começar a produção. Depois, cada equipe deverá escrever os seus. Encaminhe a revisão até que os textos estejam prontos pra publicação.
- Ideias para a arte final: Oriente a pesquisa de imagens dos patrimônios e combine com a turma como o guia será paginado no computador. Providencie a impressão do material.
Química,
Física, Turismo – Hospedagem alternativa: Conceição, Saulo, Lucas e
Valéria.
- Uma peça de teatro.
Sociologia, Filosofia e Ensino
Religioso: Weliton, Ana Paula e Priscilla.
- Ética e cidadania: Envolver todo o conteúdo no tema PAZ, já que se fala em campeonato mundial, abordar a união dos povos pelo esporte, a necessidade de um trabalho coletivo bem planejado, o respeito entre os envolvidos e com as regras, bem como aceitação de que não se vence sempre... Que temos que aceitar a derrota e dela extrairmos novas estratégias;
- Pluralidade cultural: Observar a língua falada em outros países e resgatar alguns usos e costumes de alguns países que nós, brasileiros, herdamos. As colônias brasileiras nos países que sediam a copa e colônias destes países no Brasil.
- Sensibilização: Mostrar fatos aos alunos, ler textos ou exibir vídeos sobre as Copas.
Educação Física: Maria Flávia, Claúdia, Ana Paula e Nicolas.
- Vídeo: Franklin aprende a jogar bola;
- As regras do futebol e a função de cada jogador;
- Tipo de roupa adequada para a prática do futebol (uniforme);
- Organização da fila de Posição adequada;
- Organizar um campeonato de futebol (Copa- países participantes);
- Um número de dança – música da copa (futebol- seleção canarinho).
Educação Artística: Bruna e
Professores afastados da docência.
- Viseira da Copa;
- Desenhos livres sobre a Copa;
- Decoração.
Biblioteca: Claudete e Jussara
- Leitura do texto: Jogo de bola (Cecília Meirelles), Leituras sobre as copas (jornais, revistas, livros), montar uma revistinha da copa com atividades desenvolvidas nas diversas disciplinas.
Culminância do projeto: 11/06/2014 – Ultima semana de aula (todos)
- Hino Nacional;
- Jogos (Copa - É taça na raça Brasil);
- Dança/ Teatro.
« Avaliação: Será durante o projeto
através das atividades orais, escritas, interesse, participação, assiduidade e
pontualidade.
«
Lanche
especial - Última semana
Obs: Registrar as ações com relatórios, redações, fotos, vídeos,
entre outros para acompanhamento e postagem.
Estas estrelinhas são chatas!!!!!!!
ResponderExcluir