quinta-feira, 29 de maio de 2014

Projeto da Copa: É taça, na raça, Brasil!


É taça, na raça, Brasil!

Coordenação: Roseliza, Lívia, Eula e Inês.


Objetivos:
  • Conhecer, valorizar e divulgar as diversas culturas.
  • Identificar as danças, músicas, comidas, crenças e roupas tradicionais de cada país.
  • Conhecer a história das copas.
  • Identificar cada país e os dias que jogam.


    Formulação dos problemas:
  • Onde será realizada a Copa do Mundo
  • O que podemos observar nos grupos
  • Quais são as comidas e danças típicas dos países participantes?
  • Você conhece algum desses países?


               Duração do projeto: 09/05/14 à 11/06/14

Português, Comunicação Aplicada, Tecnologia de Informação: Eliane, Antúlio, Cíntia, Iris, Adila, Sílvia, Elisângela e Vicente.
  • O Hino Nacional;
  • A letra do hino enfatizando as palavras que os estudantes mais erram;
  • Pesquisa no dicionário do significado das palavras mais difíceis;
  • Paródias e Músicas da copa;
  • Músicas de copas anteriores, músicas que abordam o tema futebol, bem como jingles antigos e recentes com o tema futebol;
  • Texto: Jogo de bola (Cecília Meireles) – Entendimento e ilustração;
  • Atividades de escrita e leitura como cruzadinhas, caça palavras, curiosidades, trava-línguas, etc.


Matemática: Leila, Maria Martins, Paula, Marfisa, Luciane, Lucila, Waldete e Danilo.
  • Quantas vezes o Brasil foi campeão? Significado da palavra Penta (bem como tetra, tri, bicampeão);
  • Significado dos termos: oitava de final, quartas de final, semifinal e final;
  • Quantidade de jogadores num jogo de futebol;
  • Os reservas da seleção (função);
  • Agenda da copa;
  • O comércio que envolve a Copa (bandeiras, camisetas, apoio, etc...);
  • Liga pontos

         História e Geografia: Edir, Carmen, Patrícia, Bruna, Ilcimara, Imaculada e Geisa.
  • História das Copas;
  • Localização no mapa da sede da Copa;
  • Curiosidades sobre as vidas das pessoas do país onde ocorre a Copa (usos e costumes);
  • A Bandeira Brasileira;
  • Falar que todos os países têm o seu Hino Nacional;
  • Mãos de obra temporária que surgem em razão da copa;
  • Respeito às demais seleções;
  • Reforçar o espírito patriótico;

       Ciências e Biologia: Denise, André, Thiago e Alzir.
  • A saúde, alimentação, pratica de esportes o condicionamento físico, saúde mental o repouso;
  • Meio ambiente: poluição sonora e visual, lixo;
  • O exame antidoping: Campanha antidrogas (na história das copas, essa foi a única que até o momento todos os exames antidoping obteve resultados negativos);
  • O fumo e álcool: são incompatíveis com a prática de esportes;
  • Os valores nutricionais de alguns alimentos;
  • Dicas para uma dieta bem equilibrada para as crianças;
  • Montar com as crianças um cardápio;
  • Cuidados com os fogos e balões.

           Inglês: Rosângela Ap. Joana e Irís.
  • Análise de bons modelos: Selecione guias de viagem impressos e online em inglês e peça que a turma faça o mesmo. Explore suas características. Questione os itens que não podem falar.
  • Leitura em inglês: Divida a turma em equipes e distribua para cada uma, textos expositivos em inglês, retirando de bons guias. Depois, cada grupo deve apresentar suas descobertas para a sala (diálogos).
  • Produção em inglês: O primeiro texto a ser escrito será coletivo. Como escriba, ajude a turma a começar a produção. Depois, cada equipe deverá escrever os seus. Encaminhe a revisão até que os textos estejam prontos pra publicação.
  • Ideias para a arte final: Oriente a pesquisa de imagens dos patrimônios e combine com a turma como o guia será paginado no computador. Providencie a impressão do material.

           Química, Física, Turismo – Hospedagem alternativa: Conceição, Saulo, Lucas e Valéria.
  •     Uma peça de teatro.


        Sociologia, Filosofia e Ensino Religioso: Weliton, Ana Paula e Priscilla.
  • Ética e cidadania: Envolver todo o conteúdo no tema PAZ, já que se fala em campeonato mundial, abordar a união dos povos pelo esporte, a necessidade de um trabalho coletivo bem planejado, o respeito entre os envolvidos e com as regras, bem como aceitação de que não se vence sempre... Que temos que aceitar a derrota e dela extrairmos novas estratégias;
  • Pluralidade cultural: Observar a língua falada em outros países e resgatar alguns usos e costumes de alguns países que nós, brasileiros, herdamos. As colônias brasileiras nos países que sediam a copa e colônias destes países no Brasil.
  • Sensibilização: Mostrar fatos aos alunos, ler textos ou exibir vídeos sobre as Copas.


      Educação Física: Maria Flávia, Claúdia, Ana Paula e Nicolas.
  • Vídeo: Franklin aprende a jogar bola;
  • As regras do futebol e a função de cada jogador;
  • Tipo de roupa adequada para a prática do futebol (uniforme);
  • Organização da fila de Posição adequada;
  • Organizar um campeonato de futebol (Copa- países participantes);
  • Um número de dança – música da copa (futebol- seleção canarinho).


        Educação Artística: Bruna e Professores afastados da docência.
  • Viseira da Copa;
  • Desenhos livres sobre a Copa;
  • Decoração.


       Biblioteca: Claudete e Jussara
  • Leitura do texto: Jogo de bola (Cecília Meirelles), Leituras sobre as copas (jornais, revistas, livros), montar uma revistinha da copa com atividades desenvolvidas nas diversas disciplinas.


       Culminância do projeto: 11/06/2014 – Ultima semana de aula (todos)

  • Hino Nacional;
  • Jogos (Copa - É taça na raça Brasil);
  • Dança/ Teatro.

  
«  Avaliação: Será durante o projeto através das atividades orais, escritas, interesse, participação, assiduidade e pontualidade.
«  Lanche especial - Última semana

Obs: Registrar as ações com relatórios, redações, fotos, vídeos, entre outros para acompanhamento e postagem.







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