quinta-feira, 29 de maio de 2014

Culminância do projeto: Sociologia, Filosofia e Ensino Religioso

          Sociologia, Filosofia e Ensino Religioso: Weliton, Ana Paula e Priscilla.
Ética e cidadania: Envolver todo o conteúdo no tema PAZ, já que se fala em campeonato mundial, abordar a união dos povos pelo esporte, a necessidade de um trabalho coletivo bem planejado, o respeito entre os envolvidos e com as regras, bem como aceitação de que não se vence sempre... Que temos que aceitar a derrota e dela extrairmos novas estratégias;
Pluralidade cultural: Observar a língua falada em outros países e resgatar alguns usos e costumes de alguns países que nós, brasileiros, herdamos. As colônias brasileiras nos países que sediam a copa e colônias destes países no Brasil.
Sensibilização: Mostrar fatos aos alunos, ler textos ou exibir vídeos sobre as Copas.



Aos trinta dias do mês de maio de 2014, nas dependências da Escola Estadual Doutor Pedro Dias dos Reis, sob orientação do tutor de filosofia Weliton Benedito da Costa, os estudantes do Ensino Médio participaram de um debate cujo tema principal abordado foi Paz e Futebol.
 Às vezes possa soar um tanto estranho falar sobre essa temática, frente à realidade gritante em que estamos passando nesses últimos anos. Pois, não é preciso ir muito longe para constatar os pontos negativos que vem acompanhando e de certa forma deturpando o futebol ao longo dos anos. Basta um simples clic no controle da televisão que logo somos bombardeados por tragédias de todas as espécies, e uma das que infelizmente vem tomando espaço tanto na mídia quanto no nosso dia-a-dia é a violência no futebol.
Torcidas organizadas, cenas insofismáveis de preconceito, pessoas se matando, se agredindo, em prol de que? Essa é a pergunta que paira no ar...  Como explanar sobre essas questões existenciais? Será esse o avanço que queremos?  Como explicar tais ações? Serão elas formas de protestos? Reivindicações? Ou talvez simplesmente mostrar o que são em essência? E a paz onde se encaixa nesse contexto? Estará ela em extinção ou estaria sufocada por excesso de egocentrismo?
Responder tais questões ao pé da letra não foi nosso objetivo no transcorrer do debate, mas sim, discutir sobre questões éticas e morais ligadas ao contexto existencial do ser humano. Portanto deixamos as questões acima sem um parecer ou uma resposta concreta, no intuito de provocar uma reflexão crítica, e um diálogo sobre os pontos que urgem em nossa sociedade, e que de tal modo, cada aluno possa fazer uma viagem ao interior de seu interior e ouvir as vozes do silêncio que repercute em sua alma, para que assim possam partir para uma ação pertinentemente concreta.
Weliton Benedito da Costa.

















Um comentário:

Obrigado pelo comentário!