terça-feira, 29 de outubro de 2013

PROJETO MOTIVAÇÃO PARA AVALIAÇÕES DO SIMAVE/PROEB

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL DR. PEDRO DIAS DOS REIS
PROJETO: MOTIVAÇÃO E AUTOESTIMA PARA REALIZAÇÃO DAS AVALIAÇÕES DO SIMAVE/PROEB - OUTUBRO 2013

1. IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA
Escola Estadual Dr. Pedro Dias dos Reis - SRE Patrocínio – Minas Gerais- Ano 2013
Av. José Cambraia, 266 – Ibiá M.G. – CEP: 38950-000
Diretora: Roseliza Rosa de Oliveira Elias
Nível de Ensino oferecido: Anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio
Número de Turmas por Turnos: 12
Total de alunos: 900

1.2 – DO PROJETO:TEMA: Motivação dos alunos.
NOME DO PROJETO: Motivação e autoestima na realização das Avaliações do SIMAVE/PROEB.
PERÍODO DE ELABORAÇÃO: 21 a 30/10/2013
RESPONSÁVEIS PELA ELABORAÇÃO: Rosângela Quintino Resende e Roseliza Rosa de Oliveira Elias.
RESPONSÁVEIS PELAS MODIFICAÇÕES: Corpo técnico e docentes.
PERÍODO DE EXECUÇÃO: Outubro de 2013.
PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS: Gestores, Professores, Alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio.

2 – JUSTIFICATIVA:
A motivação escolar é determinante para o envolvimento e qualidade da aprendizagem e difere de outras áreas como a profissional, surgindo como desafio para a educação, afetando diretamente o ensino e como consequência os resultados das avaliações externas (SIMAVE e Prova Brasil). Segundo McCaslin e Good (1996), quando o aluno não faz sua parte, a explicação vai além dele mesmo, para abranger também os responsáveis por ele. Portanto, é papel do educador, utilizar várias estratégias no sentido de orientar, socializar e consolidar a motivação do aluno, eliminando a crença que a escola nada pode fazer neste sentido, pois o meio social dos alunos interfere de maneira determinante no resultado da aprendizagem dificultando ou neutralizando o trabalho do professor. É preciso acreditar no ser humano para vencer o desafio de motivar, que vai além de elogios, atenção e carinho no ambiente escolar. Para ter sucesso na aprendizagem e se envolver nas tarefas escolares, o aluno precisa sentir interesse e valorizar determinadas atividades, alimentando expectativas de êxito em relação ao resultado.
Diante dos fatos apresentados é preciso envolvimento de todos os profissionais da escola, trabalhando na mesma direção, desenvolvendo estratégias desafiadoras, motivadoras e que tragam resultados satisfatórios na aprendizagem, consolidados nos resultados das avaliações de acordo com os objetivos do Projeto Político Pedagógico.

3 – OBJETIVOS
 3.1 – GERAL:
Desenvolver ações que possibilite a elevação da motivação e autoestima dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio, proporcionando momentos saudáveis, um ambiente agradável e motivador para valorizando a criatividade e buscando uma melhor socialização no ambiente escolar. 

3.2 – ESPECÍFICOS:

• Proporcionar aos discentes, momentos de interação e socialização com dinâmicas e brincadeiras saudáveis;
• Contribuir na motivação e elevação da autoestima dos alunos;
• Conscientizar sobre as faltas escolares e suas consequências na vida educacional;
• Identificar o grau de socialização e cooperação dos alunos;
• Proporcionar momentos de diálogos, reflexões e socialização entre os grupos;
• Desenvolver e despertar nos alunos a criatividade, valorizando suas habilidades e talentos artísticos, na elevação da motivação e autoestima;
• Transformar o ambiente escolar mais atrativo para os educandos;
• Desenvolver atividades diversas para melhorar a motivação a autoestima;
• Aperfeiçoar a leitura e escrita melhorando assim a compreensão nas diversas áreas do conhecimento.

3.3 - ESTRATÉGIAS

·      Cartazes, dicas e contagem regressiva para as avaliações: 
Pretendemos oferecer momentos de reflexão e envolvimento no processo de avaliação, produzindo material de divulgação do SIMAVE.
Data: 21/10 – Segunda Feira
Responsáveis: Elenir, Kátia, Waldete e Túlio.

·      Paródias e cartazes: Alunos do terceiro ano deverão escrever paródias e elaborar cartazes, desenvolvendo o senso crítico, aperfeiçoando a escrita, desenvolvendo a criatividade no desenvolvimento do tema: SIMAVE/PROEB.
Data: 22/10 – Terça-feira
Responsáveis: Patrícia Caetano e Denise.

 ·  Divulgação das avaliações na rádio local: visa informar pais e alunos, evitando faltas nos dias das avaliações.
Data: 22/10
Responsável: Roseliza.

·      Simulados: Proporcionar atividades desafiadoras e avaliar o Plano de Intervenção Pedagógico.
Data: 22,23 e 24/10 – Terça, Quarta e Quinta-feira.
Responsáveis: Leila, Lucila, Ana Lúcia e Antúlio.

 ·   Aula de aeróbica e apresentação da paródia: valorizar habilidades e talentos artísticos. Promover a socialização e momentos de descontração e relaxamento.
Data: 25/10 – Sexta-feira
Responsáveis: Deive, Nícolas, Ana Paula, Cláudia e Nilson.

 ·      Carta aos pais e sensibilização: 
Desenvolvimento de palestras, onde haverá momentos de apresentações de vídeos, leituras de mensagens motivadoras e dinâmicas, entre outras etc. Os pais serão sensibilizados através de carta, visando incentivar os filhos para participar das avaliações do SIMAVE.
Data: 28 e 29/10 Segunda e Terça-feira
Responsáveis: Rosângela Quintino e Maria Lúcia

4. META 
Aumentar os índices de frequência e alcançar as metas nas avaliações de Língua Portuguesa e Matemática do SIMAVE/PROEB no ano letivo de 2013.

5. METODOLOGIA:
● confecção de cartazes
● Apresentação de vídeos;
● Leitura de mensagens motivadoras;
● Momentos de dinâmicas;
● Depoimentos e debates momentos de socialização;
● Apresentação dos trabalhos na escola.
● Apresentação de coreografia.

5.1 – RECURSOS HUMANOS:
• Professores – Sugestões de brincadeiras, confecção de materiais, palestras.
• Alunos – Colaboradores.
• Gestores – Coordenação.

5.2 RECURSOS MATERIAIS:
• Catolinas; • Pinceis; • Papel kraft; • Fita adesiva; • Colas; • Papel cartão; • Sulfite; • Tesouras; • Tinta para impressora; • Aparelho de som; • Data Show; • Microfones; • Caixa amplificada

5.3 – FINANCEIROS:
Os recursos financeiros necessário, serão disponibilizado com recursos financeiros disponíveis  da caixa escolar.

6 – AVALIAÇÃO:
A avaliação será continua, por meio de observações que ocorrerão durante a execução do projeto e de acordo com o resultado da escola disponibilizado pela SEE M.G.

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