segunda-feira, 8 de junho de 2015

Aula Prática Química

Tema: Pressão Arterial
Turma: Alunos dos 8º anos A e B
Responsável: Prof. Alzir Dimas

Essa aula prática teve como objetivo ensinar aos alunos como aferir a pressão arterial usando o esfigmomanômetro (aqui digital), e interpretar resultados.

O Prof. Alzir Dimas Verissimo, explicou para seus alunos que a pressão arterial é medida pela unidade mmHg (milímetro de mercúrio), sendo considerada normal 120mmHg por 80mmHg, esses números são representações das duas fases existente em cada batimento cardíaco, a sístole e a diástole. Sendo assim temos dois tipos de pressão.

A sistólica contração ventricular (120 mmHg) e a diastólica relaxamento ventricular (80mmHg).

Segundo a Sociedade brasileira de Cardiologia, uma pessoa que apresenta pressão arterial persistente maior ou igual a 140mmHg por 90mmHg, é considerada hipertensa.

O que a hipertensão causa?
A hipertensão é o maior fator de risco para o desenvolvimento de doenças do coração, como o infarto.

Como evitar?
Para evitá-la o modo mais seguro é verificar regularmente a pressão arterial, ter uma alimentação saudável, controlar a massa corpórea (peso), exercícios físicos, não fumar, não ingestão de bebidas alcoólicas e controlar o estresse.

Obs: caso a pessoa esteja com a pressão arterial alterada, deve-se procurar um médico para um diagnóstico mais preciso.
 CONCLUSÃO

Observamos que aferir a pressão arterial é um procedimento consideravelmente simples e de fundamental importância para a saúde. Devido a isso, entendemos a necessidade da aferição da Pressão Arterial, para com ela identificar fatores de risco.

Fonte: Livro didático Vontade de saber 8º ano – Leandro Godoy e Marcela Ogo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário!