quarta-feira, 23 de julho de 2014

Projeto Maria da Penha vai às escolas

Lançamento do Projeto Maria da Penha vai às escolas. Leitura do Projeto pelos Professores e considerações.


Projeto "Maria da Penha vai às escolas"

JUSTIFICATIVA:

A E. E. Dr. Pedro Dias dos Reis se propõe a desenvolver o Projeto "Maria da Penha vai às escolas" criado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social - SEDESE/MG e Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais - SEE/MG dentro da Campanha "Em Minas, Direito é a mulher ter direitos" devido a oportunidade de estudar um tema pertinente a esta comunidade escolar.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
 Conhecer a Lei Maria da Penha (11 340/2006);
ü  Discutir aspectos importantes relacionados à violência contra a mulher;
ü  Conscientizar a comunidade escolar e incentivá-la a combater e denunciar casos de violação de direitos humanos de mulheres por meio do Disque Direitos Humanos: 0800 031 1159;
Responsáveis: Roseliza, Inês, Ana Carolina e Lívia.

CRONOGRAMA:
Período: 22/07/14 à 08/08/14

ROTEIRO DE ATIVIDADES

Proposta 1: Júri Simulado    
Público-alvo sugerido: EJA , Data: 22/07/14 à 31/07/14.
Disparador – Levantamento de casos recentes de violência contra a mulher

Atividade
a)    Selecionar uma notícia a ser trabalhada pela turma – esta notícia servirá de caso para o júri simulado.
b)    Realizar a leitura do Gibi e questionar os alunos acerca das relações que podem ser estabelecidas entre ele e a notícia selecionada;
c)    Dividir a turma atribuindo papeis a cada aluno/subgrupo – réu, vítima, juiz, advogado de defesa, promotor de justiça, testemunhas de defesa e acusação e júri.
d)   Realizar um júri simulado a partir do caso escolhido. Nesta etapa, o objetivo é que os alunos utilizem o que aprenderam com o Gibi para informar sua atuação durante o júri.
Fechamento
Elaborar um texto e/ ou realizar um debate com as conclusões da turma ao final do júri.
Responsáveis: Eliane e Andreia

Proposta 2: Do Gibi à prática  
Público-alvo sugerido: Todos os alunos, Data: 23/07/14 à 05/08/14.
Disparador – Apresentação do filme “Preciosa”

Atividade
a)    Após a exibição do filme, realizar uma roda de conversa acerca do impacto da violência na vida das personagens e quais seriam as formas de resistência disponíveis na sociedade brasileira, em contraponto à sociedade americana apresentada no filme;
b)    Apresentar o Gibi aos alunos e solicitar sua leitura;
c)    A partir dos mecanismos legais apresentados no Gibi, pedir que, em grupos, os alunos apliquem as medidas que julgarem necessárias ao caso do filme.
Fechamento
Debate.
Responsáveis: Claudete e Jussara

Proposta 3: Machismo e violência      
Público-alvo sugerido: Ensino Médio, Data: 22/07/14 à 05/08/14.
Disparador – Apresentação do vídeo “Acorda, Raimundo... Acorda”  

Atividade
a)    Apresentação do vídeo seguido de debate sobre os papeis sociais de homens e mulheres e como estes papéis podem contribuir para situações de violência;
b)   Apresentação e leitura do Gibi (sugere-se leitura em grupo, tipo jogral);
c)    Debate acerca das questões apresentadas no Gibi e suas (possíveis) relações com o filme;
d)   Realização de trabalho em grupo sobre o tema machismo e violência contra a mulher, doméstica e familiar;
Fechamento
Apresentação, em forma de seminário, das conclusões do trabalho em grupo.
Responsáveis: Edir, Carmen, Patrícia C.,Imaculada, Geisa, Roxane, Weliton e Ana Paula.

Proposta 4: Dicionário do Combate à violência contra a mulher
Público-alvo sugerido: Ensino Fundamental II, Data: 22/07/14 à 05/08/14.
Disparador – Leitura do Gibi

Atividade
a)    Apresentação do Gibi aos alunos, motivando-os a fazerem a leitura e listarem as palavras novas;
b)    Elaboração, em conjunto, com auxilio da(o) professor(a), de listagem única das palavras novas apresentadas pela turma .
c)    Organização das palavras em ordem alfabética e divisão da turma em grupos.
d)   Pesquisa, em grupo, sobre o significado das palavras listadas e elaboração de uma página para o dicionário.
Fechamento
Publicação do dicionário elaborado pela turma em mural, varal, biblioteca da escola, entre outros.
Responsáveis: Eliane, Antulio, Cíntia, Ádila, Sílvia, Elisângela, Iris, Rosângela Ap. e Joana.
Registrar todas as atividades realizadas através de fotos, vídeos, relatórios, entre outros.

Proposta 5: Gibi Maria da Penha volta das Escolas
Público-alvo sugerido: Ensino Fundamental II, Data: 22/07/14 À 05/08/14.
Disparador – Leitura do Gibi

Atividade
a)    Apresentação do Gibi aos alunos, fazendo uma leitura conjunta;
b)   Realização de uma roda de conversa sobre a história do Gibi, provocar os alunos para que pensem nas situações de violência (contra mulheres e outras, se surgirem) presentes na sala de aula/escola.
c)    Criação de uma personagem que será a mascote daquele grupo que irá ajudar a ensinar como combater a violência.
d)   Em grupos, criar um gibi da sala contando como é possível aplicar o que eles aprenderam na escola com o Gibi – daí o nome da atividade.
Fechamento                                                                                                               
Publicar o Gibi da turma – mural, cartazes, varal, biblioteca da escola, etc.
Responsáveis: Josiane, Iris, Marfisa, Deive, Bruna, Maria Lúcia e Ieda

Proposta 6: Em cartaz: Maria da Penha vai às Escolas
Público-alvo sugerido: Ensino Fundamental II   Data: 23/07/14 à 05/08/14.
Disparador – Apresentação e leitura coletiva do Gibi

Atividade
a)    Após a leitura do gibi, que pode ser realizada como contação de história pelo(a) professor(a), perguntar às crianças qual a parte da historinha foi mais interessante;
b)    Organizar com os alunos um jogral ou teatro em que eles expliquem o que aprenderam com o Gibi.
Fechamento
Apresentação do jogral/teatro em área comum da escola para os demais alunos e comunidade escolar.
Responsáveis: Leila, Maria Martins, Paula, Marfisa, Luciane, Lucila, Waldete, Danilo, Ana Paula, Maria Flávia, Claudia e Nicollas.
Toda a escola deverá envolver-se no desenvolvimento do projeto.

“Juntos fazemos a diferença”!
E. E. Dr. Pedro Dias dos Reis  




Desenvolvimento do Projeto na escola pelos professores



























Um comentário:

  1. Roseliza R.de Oliveira Elias24 de julho de 2014 às 18:21

    O projeto foi lançado e as atividades já estão sendo desenvolvidas! Parabéns a todos da escola que acreditam na proposta!

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Obrigado pelo comentário!