segunda-feira, 2 de setembro de 2013

DANÇANDO A NOSSA COR

Alunos da Escola Dr. Pedro Dias dos Reis, professores e a comunidade, assistiram, nesta sexta-feira,  30/08/2013, o espetáculo Dançando a Nossa Cor, apresentado pelo  TerraCootta Dança AfroContemprânea.
Cor, energia movimento e música são os elementos contidos neste espetáculo que chama a atenção para o cumprimento da Lei Federal 10639/03. Essa lei, e suas atualizações, torna obrigatório o ensino da História e da Cultura Negra e Afro-Brasileira nas escola públicas e particulares, do Ensino Fundamental e do Ensino Superior. Por meio da apresentação de três coreografias: "De Angola ao Gueto", "Rotas de Resistência" e "Mash Up Brasil", o espetáculo enriquece o Projeto Político Pedagógico com vistas ao aprofundamento da temática, buscando novas soluções no tratamento dos assuntos ligados a cultura negra. Além das coreografias, os próprios bailarinos ofereceram durante a apresentação, minicursos abordando detalhes dos movimentos coreográficos e dos instrumentos presentes no espetáculo, Agogô. Berimbau, Tambor e Patangoma são exemplos de objetos musicais que compõe a apresentação e, juntamente com os elementos das Danças Afro-Brasileiras, Danças dos Orixás, Capoeira e Hip Hop, traçam um caminho pelo qual se é possível perceber um breve recorte da arte negra, da diáspora africana até a construção da identidade cultural brasileira.
Às dezenove horas, na quadra da escola, o programa de Circulação CenaMinas - 2013, ofereceu duas oficinas de dança - Uma destinada a praticantes das danças Urbanas que visa abordar técnicas corporais par B.Boys e a outra trata propriamente da pesquisa do grupo na ressignificação de códigos das danças populares como matriz para composição em dança contemporânea.
Agradecemos a parceria da Secretaria de Cultura , que trouxe este projeto para Ibiá. 






































Um comentário:

  1. Roseliza Rosa de Oliveira Elias9 de setembro de 2013 às 14:21

    Cultura dentro da escola:Tudo de bom!

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário!