segunda-feira, 15 de julho de 2013

Recreio monitorado



ESCOLA ESTADUAL DR. PEDRO DIAS DOS REIS – Av. José Cambraia, 266, Bairro Santa Cruz, Ibiá- MG. SRE: Patrocínio. RECREIO MONITORADO NA ESCOLA ESTADUAL DR. PEDRO DIAS DOS REIS. RESENDE, R. Q.; ELIAS, R. R.

RECREIO MONITORADO NA ESCOLA ESTADUAL DR. PEDRO DIAS DOS REIS.

INTRODUÇÃO

O recreio escolar faz parte das lembranças escolares de todo indivíduo que frequentou uma escola, podendo essas recordações ser boas ou ruins, portanto, este momento exerce uma interferência na formação da personalidade dos alunos (MEC,2003).
Estando os estudantes sob a responsabilidade da instituição, inclusive durante o período de intervalo, este se torna um grande momento para o desenvolvimento de projetos educativos, tornando assim, uma grande oportunidade para o desenvolvimento da criatividade, interação entre alunos e alunos e professores, inclusive o educador pode utilizar os acontecimentos observados durante este período para contextualização de um conteúdo que vai trabalhar na próxima aula (MEC, 2003).
Conforme conceituou o Conselho Nacional de Educação/CNE, no parecer CEB nº 05/97, o recreio é efetivo trabalho escolar. Portanto, não são só apenas as aulas administradas nos limites da sala que caracterizam a atividade escolar. Diante disto, o desenvolvimento de atividades educativas durante o período do recreio, sob coordenação de educadores são consideradas atividades integrantes do projeto pedagógico da instituição.
            Segundo a Revista “Nova Escola” (2002) "o saldo do recreio são brigas, contusões, dentes quebrados e professores estressados". Diante desta realidade, as instituições devem tornar o ambiente organizado, favorável a convivência e a realizações de atividades que favoreçam o lazer e principalmente o aprendizado neste momento.
                        Por esta razão, A Escola Estadual Dr. Pedro Dias dos Reis, localizada na cidade de Ibiá- MG, adotou em 2010, através da iniciativa dos alunos do Projeto PEAS JUVENTUDE, a prática do recreio monitorado onde três professores e cinco alunos do JPPEAS monitoram o recreio, com revezamento durante os dias da semana,  tornando-o mais organizado, seguro e divertido, proporcionando o bom relacionamento de todos os estudantes.
A E.E. Dr. Pedro dias dos Reis, apesar dos desafios, acredita que “ Toda criança e/ou adolescentes é especial e são estrelas na Terra” segundo Taare Zameen Par, e assume, assim, a responsabilidade de acolher a diversidade ensinando e aprendendo com ela.
O nível sócio-econômico dos alunos é baixo/médio. Parte dos pais são trabalhadores que vivem na informalidade e de benefícios do Governo. Uma grande parte dos estudantes está inserida em um contexto de violência e drogadição.
O desenvolvimento do recreio monitorado na escola tem proporcionado uma melhoria na aprendizagem, mudando o comportamento e atitudes nas relações cotidianas.

DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA

O Projeto do Recreio Monitorado está sendo realizado na E.E. Dr. Pedro Dias dos Reis, localizada no município de Ibiá, Minas Gerais.
O projeto começou a ser realizado em Fevereiro de 2010 através de uma iniciativa dos alunos do Projeto PEAS JUVENTUDE, sendo desenvolvido da seguinte forma: três professores e cinco alunos do JPPEAS monitoram o recreio, com revezamento durante os dias da semana. Os professores e alunos monitores coordenam as atividades de forma organizada sugerindo atividades educativas e de socialização, como o totó, xadrez, dama, tênis de mesa, corda, peteca e visitas a biblioteca para leituras.  Quando necessário resolvem as relações de possíveis  desentendimentos e/ou comunicam a Direção  Escolar.
O recreio monitorado melhorou a relação entre os alunos bem como proporcionou a adoção de medidas educativas neste período, viabilizando este horário como espaço pedagógico.


REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO APRESENTADO E CONSIDERAÇÕES
            Através deste projeto foi possível notar um ambiente mais tranquilo durante o recreio, houve um aumento na leitura, mas a abrangência ainda deixa a desejar. Os obstáculos encontrados para sua realização são referentes à falta de materiais para o desenvolvimento de variadas atividades durante o intervalo.
Todo este trabalho potencializa a cultura da paz, e a máxima de Henfil cabe perfeitamente na filosofia da E. E. Dr. Pedro Dias dos Reis: “Não é o desafio com que nos deparamos que determina quem somos e o que nos tornamos, mas a maneira com que respondemos ao desafio.”
Concluímos que o trabalho aqui apresentado é de extrema relevância para a escola, agora fazendo parte das ações rotineiras do Projeto Político Pedagógico, para que esses esforços se traduzam no crescimento de toda equipe, educandos e educadores, mas sempre com o pressuposto de termos como compromisso a fala do nosso saudoso Airton Senna: “Sempre dá para melhorar.”
Sabemos que uma experiência exitosa de uma escola pode não dar certo em outra, mas podemos reeditá-la, ganhando nossa própria fisionomia. Está é uma obra aberta para todos que a queiram usar, inventar, reinventar possam fazê-lo, assegurando relações respeitosas sistematizadas, solucionando conflitos e evidenciando que enquanto houver vontade de lutar há esperança.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Recreio como atividade escolar. 2003. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB002_2003.pdf> acesso em: 02/10/2012.
PARECER Nº 1.132/97. Dispõe sobre a Educação Básica, nos termos da Lei 9.394/96. Disponível em: <http://crv.educacao.mg.gov.br/aveonline40/banco_objetos_crv/%7BCF198F45-BDF0-4A23-979F-B87673516D0E%7D_PARECER%20113297.pdf> acesso em: 02/10/2012.
RECREIO LEGAL. Revista Nova Escola, São Paulo, p. 50-51, abr. 2002SCOLAR\Desktop\PROJETO  RECREIO MONITORA

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