ESCOLA ESTADUAL DR. PEDRO DIAS DOS REIS – Av. José Cambraia, 266, Bairro Santa Cruz, Ibiá- MG. SRE: Patrocínio. RECREIO MONITORADO NA ESCOLA ESTADUAL DR. PEDRO DIAS DOS REIS. RESENDE, R. Q.; ELIAS, R. R.
RECREIO MONITORADO NA ESCOLA ESTADUAL DR. PEDRO DIAS DOS REIS.
INTRODUÇÃO
O recreio
escolar faz parte das lembranças escolares de todo indivíduo que frequentou uma
escola, podendo essas recordações ser boas ou ruins, portanto, este momento exerce
uma interferência na formação da personalidade dos alunos (MEC,2003).
Estando os estudantes sob a responsabilidade da
instituição, inclusive durante o período de intervalo, este se torna um grande
momento para o desenvolvimento de projetos educativos, tornando assim, uma
grande oportunidade para o desenvolvimento da criatividade, interação entre
alunos e alunos e professores, inclusive o educador pode utilizar os
acontecimentos observados durante este período para contextualização de um
conteúdo que vai trabalhar na próxima aula (MEC, 2003).
Conforme conceituou o Conselho Nacional de Educação/CNE, no
parecer CEB nº 05/97, o recreio é efetivo trabalho escolar. Portanto, não são
só apenas as aulas administradas nos limites da sala que caracterizam a
atividade escolar. Diante disto, o desenvolvimento de atividades educativas
durante o período do recreio, sob coordenação de educadores são consideradas
atividades integrantes do projeto pedagógico da instituição.
Segundo a Revista
“Nova Escola” (2002) "o saldo do recreio são brigas,
contusões, dentes quebrados e professores estressados". Diante desta
realidade, as instituições devem tornar o ambiente organizado, favorável a
convivência e a realizações de atividades que favoreçam o lazer e
principalmente o aprendizado neste momento.
Por esta razão, A Escola Estadual
Dr. Pedro Dias dos Reis, localizada na cidade de Ibiá- MG, adotou em 2010,
através da iniciativa dos alunos do Projeto PEAS JUVENTUDE, a prática do
recreio monitorado onde três professores e cinco alunos do JPPEAS monitoram o
recreio, com revezamento durante os dias da semana, tornando-o mais organizado, seguro e
divertido, proporcionando o bom relacionamento de todos os estudantes.
A E.E. Dr. Pedro dias
dos Reis, apesar dos desafios, acredita que “ Toda criança e/ou adolescentes é
especial e são estrelas na Terra” segundo Taare Zameen Par, e assume, assim, a
responsabilidade de acolher a diversidade ensinando e aprendendo com ela.
O nível sócio-econômico
dos alunos é baixo/médio. Parte dos pais são trabalhadores que vivem na
informalidade e de benefícios do Governo. Uma grande parte dos estudantes está
inserida em um contexto de violência e drogadição.
O
desenvolvimento do recreio monitorado na escola tem proporcionado uma melhoria
na aprendizagem, mudando o comportamento e atitudes nas relações cotidianas.
DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA
O Projeto do Recreio Monitorado está sendo realizado na
E.E. Dr. Pedro Dias dos Reis, localizada no município de Ibiá, Minas Gerais.
O projeto começou a ser realizado em Fevereiro de 2010 através
de uma iniciativa dos alunos do Projeto PEAS JUVENTUDE, sendo
desenvolvido da seguinte forma: três professores e cinco alunos do JPPEAS
monitoram o recreio, com revezamento durante os dias da semana. Os professores
e alunos monitores coordenam as atividades de forma organizada sugerindo
atividades educativas e de socialização, como o totó, xadrez, dama, tênis de
mesa, corda, peteca e visitas a biblioteca para leituras. Quando necessário resolvem as relações de
possíveis desentendimentos e/ou
comunicam a Direção Escolar.
O recreio
monitorado melhorou a relação entre os alunos bem como proporcionou a adoção de
medidas educativas neste período, viabilizando este horário como espaço
pedagógico.
REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO APRESENTADO E CONSIDERAÇÕES
Através deste projeto foi possível notar
um ambiente mais tranquilo durante o recreio, houve um aumento na leitura, mas
a abrangência ainda deixa a desejar. Os obstáculos encontrados para sua
realização são referentes à falta de materiais para o desenvolvimento de
variadas atividades durante o intervalo.
Todo este trabalho
potencializa a cultura da paz, e a máxima de Henfil cabe perfeitamente na
filosofia da E. E. Dr. Pedro Dias dos Reis: “Não é o desafio com que nos
deparamos que determina quem somos e o que nos tornamos, mas a maneira com que
respondemos ao desafio.”
Concluímos que o
trabalho aqui apresentado é de extrema relevância para a escola, agora fazendo
parte das ações rotineiras do Projeto Político Pedagógico, para que esses
esforços se traduzam no crescimento de toda equipe, educandos e educadores, mas
sempre com o pressuposto de termos como compromisso a fala do nosso saudoso
Airton Senna: “Sempre dá para melhorar.”
Sabemos que uma
experiência exitosa de uma escola pode não dar certo em outra, mas podemos
reeditá-la, ganhando nossa própria fisionomia. Está é uma obra aberta para
todos que a queiram usar, inventar, reinventar possam fazê-lo, assegurando
relações respeitosas sistematizadas, solucionando conflitos e evidenciando que
enquanto houver vontade de lutar há esperança.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. CONSELHO NACIONAL DE
EDUCAÇÃO. Recreio
como atividade escolar. 2003. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB002_2003.pdf>
acesso em: 02/10/2012.
PARECER Nº 1.132/97. Dispõe sobre a Educação Básica, nos
termos da Lei 9.394/96. Disponível em: <http://crv.educacao.mg.gov.br/aveonline40/banco_objetos_crv/%7BCF198F45-BDF0-4A23-979F-B87673516D0E%7D_PARECER%20113297.pdf>
acesso em: 02/10/2012.
RECREIO LEGAL. Revista Nova Escola, São Paulo, p. 50-51,
abr. 2002SCOLAR\Desktop\PROJETO RECREIO MONITORA
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