Projeto
“Aprender com Você.”
Público
alvo: alunos do 6º ano,7º e 8º ano
Período:
Março
a Dezembro/2013
Professores
envolvidos: Elenir, Íris, Eliane, Leila, Maria Martins, Leila
Xavier, Danilo, Waldete, Sirlene Imaculada, Sandra de Deus, Rosângela Quintino.
Justificativa:
Segundo Vigotsky
(1997): “ A Psicologia sócio-histórica
traz em seu bojo a concepção de que todo homem se constitui como ser humano
pelas relações que estabelece com os outros. Desde o nosso nascimento somos
socialmente dependentes dos outros e entramos em um processo histórico que, de
um lado, nos oferece os dados sobre o mundo e visões sobre ele e, de outro
lado, permite a construção de uma visão pessoal sobre este mundo”.
No caso específico das
intervenções pedagógicas, ressaltamos a importância das interações entre alunos
na construção do conhecimento para que se percebam como parte de um processo
dinâmico.
Este projeto foi
elaborado a partir dos resultados das avaliações diagnósticas, relacionando os alunos que se encontram no baixo desempenho e da dificuldade dos professores com a intervenção pedagógica pelo não cumprimento das atividades extra classe pelos alunos.
Ao identificarmos as possíveis causas, chegamos a conclusão de que o fato pode estar relacionadas à falta de acompanhamento dos pais que necessitam trabalhar o dia todo e/ou a defasagem nos conteúdos básicos das séries anteriores.
Ao identificarmos as possíveis causas, chegamos a conclusão de que o fato pode estar relacionadas à falta de acompanhamento dos pais que necessitam trabalhar o dia todo e/ou a defasagem nos conteúdos básicos das séries anteriores.
O Projeto “Aprender Com Você”, propõe apoio pedagógico
aos alunos, no contra turno, realizando e aprendendo as atividades propostas
pelos professores de Língua Portuguesa e Matemática, reforçando as competências e habilidades necessárias ao
prosseguimento dos estudos através da interação com os colegas que atingiram
nível de aprendizagem satisfatório, sob a coordenação dos professores em
afastamento da docência e do professor de ensino do uso da biblioteca.
Desenvolvimento:
Fase
|
Duração
|
Responsáveis
|
1. Levantamento dos alunos com baixo
desempenho e alunos monitores: um aluno monitor para cada dois alunos com
dificuldades de aprendizagem.
1.1. Bilhete aos pais: informar sobre o
projeto e assinar o termo de
autorização.
|
Segunda quinzena de Março
|
Eula Angélica, Elenir, Eliane,
Íris, Maria Martins e Leila
|
2. Execução: Os alunos serão
divididos em duas turmas: Português e Matemática com duração de uma hora para
cada disciplina: 7:30 às 9:30h.
As salas serão organizadas com as carteiras em grupos de três, sendo um deles monitor. A organização e apoio
serão dados pelo professor.
|
Março a Dezembro/2013
|
Eula, Elenir, Eliane, Íris, Maria
Martins, Leila.
|
3- Avaliação: A cada bimestre o
professor regente de aula irá avaliar o projeto por meio do desempenho dos
alunos.
|
Abril, Julho, Setembro e Dezembro
|
Ibiá, 20 de Março/2013 - Rosângela
Quintino Resende -Professora
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário!