segunda-feira, 17 de junho de 2013

Reforço Escolar



Projeto “Aprender com Você.”
Público alvo: alunos do 6º ano,7º e 8º ano
Período: Março a Dezembro/2013
Professores envolvidos: Elenir, Íris, Eliane, Leila, Maria Martins, Leila Xavier, Danilo, Waldete, Sirlene Imaculada, Sandra de Deus, Rosângela Quintino.
Justificativa:
Segundo Vigotsky (1997): “ A Psicologia  sócio-histórica traz em seu bojo a concepção de que todo homem se constitui como ser humano pelas relações que estabelece com os outros. Desde o nosso nascimento somos socialmente dependentes dos outros e entramos em um processo histórico que, de um lado, nos oferece os dados sobre o mundo e visões sobre ele e, de outro lado, permite a construção de uma visão pessoal sobre este mundo”.
No caso específico das intervenções pedagógicas, ressaltamos a importância das interações entre alunos na construção do conhecimento para que se percebam como parte de um processo dinâmico.
Este projeto foi elaborado a partir dos resultados das avaliações diagnósticas, relacionando os alunos que se encontram no baixo desempenho e da dificuldade dos professores com a intervenção pedagógica pelo não cumprimento das atividades extra classe pelos alunos.
 Ao identificarmos as possíveis  causas, chegamos a conclusão de que o fato pode estar relacionadas à falta de acompanhamento dos pais que necessitam trabalhar o dia todo e/ou a defasagem nos conteúdos básicos das séries anteriores.
O Projeto “Aprender Com Você”, propõe apoio pedagógico aos alunos, no contra turno, realizando e aprendendo as atividades propostas pelos professores de Língua Portuguesa e Matemática, reforçando as  competências e habilidades necessárias ao prosseguimento dos estudos através da interação com os colegas que atingiram nível de aprendizagem satisfatório, sob a coordenação dos professores em afastamento da docência e do professor de ensino do uso da biblioteca.
Desenvolvimento:
Fase
Duração
Responsáveis
1. Levantamento dos alunos com baixo desempenho e alunos monitores: um aluno monitor para cada dois alunos com dificuldades de aprendizagem.
1.1. Bilhete aos pais: informar sobre o projeto e  assinar o termo de autorização.
Segunda quinzena de Março
Eula Angélica, Elenir, Eliane, Íris, Maria Martins e Leila
2. Execução: Os alunos serão divididos em duas turmas: Português e Matemática com duração de uma hora para cada disciplina: 7:30 às 9:30h.
As salas  serão organizadas com as carteiras  em grupos de três, sendo um deles monitor. A organização e apoio serão dados pelo professor.
Março a Dezembro/2013
Eula, Elenir, Eliane, Íris, Maria Martins, Leila.
3- Avaliação: A cada bimestre o professor regente de aula irá avaliar o projeto por meio do desempenho dos alunos.
Abril, Julho, Setembro e Dezembro

Ibiá, 20 de Março/2013 - Rosângela Quintino Resende -Professora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário!