Público |
Diretora Elza Carneiro - Relato de experiência da escola |
O FORPAZ tem como objetivo fomentar a articulação em rede para a prevenção e resolução de problemas relativos à violência no ambiente escolar. Através desse fórum, educadores e diretores serão estimulados a identificar possíveis parceiros na comunidade local, a fim de viabilizarem coletivamente a proposta da disseminação da paz nas escolas, trabalho a ser realizado principalmente pela mediação de conflitos.
O evento contou com a participação de uma comitiva de servidores da SEE-MG liderada pela secretária adjunta de Educação, MARIA SUELI DE OLIVEIRA PIRES, realizado no anfiteatro do Centro universitário do Cerrado em Patrocínio - UNICERP, cumprindo rica e extensa programação de palestras, debates e relatos de experiências exitosas.
Os palestrantes foram as defensoras públicas Drª Francis de Oliveira Rabelo Coutinho e Drª Roberta de Mesquita Ribeiro - esta, coordenadora da capital -, o professor da Faculdade de Educação da UFMG, Dr. Walter Ude, o Juiz de Direito da vara de execução criminal de Uberlândia, Dr. Valter Rocha Rúbio, o vice-presidente da Fundação Educacional de Patrocínio, Prof. Simão Pedro de Lima e o Deputado Estadual de MG Paulo Lamac.
Além das palestras, as diretoras das E. E. Prof. Célia Lemos e E. E. Prof. Elza Carneiro Franco, respectivamente das cidades de Patrocínio e de Patos de Minas, relataram experiências como gestoras educacionais da rede pública estadual.
Participaram do FORPAZ em Patrocínio diretores e servidores das Superintendências Regionais de Ensino dos seguintes municípios: Uberlândia, Uberaba, Unaí, Monte Carmelo, Paracatu, Patos de Minas, Ituiutaba e Patrocínio.
O evento contou, ainda, com a participação de Policiais Militares da área do 46º BPM, de secretários municipais de educação e outras autoridades das oito SRE listadas acima.
A Escola Estadual Dr. Pedro Dias dos Reis, pretende, com sua equipe pedagógica, transformar em ações todo o aprendizado, promovendo a paz no ambiente escolar, para formação cidadã dos alunos.
A melhoria da segurança nas escolas depende de todos nós.
ResponderExcluirA violência nas escolas não é de responsabilidade só do diretor, mas de toda sociedade. Parabéns aos idealizadores do FORPAZ.